domingo, 18 de outubro de 2009

Un petit morceau de paradis....



por Priscilla Rios
Ai ai a França.... com seu savoir fair, seus chateux belíssimos, seu cheirinho de plenitude e eternidade. Ruas inteiras de história, salpicadas com o sentimento outonal das folhas marrons que cobrem as calçadas, tão bucólica quanto suas árvores com caules desenhados.

Em Paris, a village tem um perfume diferente de qualquer outro lugar do mundo, os prédios seculares cheiram a bibliotecas, e as bibliotecas históricas cheiram a templos, e os templos ainda guardam em seus portais secretos uma singularidade histórica cheia de excitação. Lá nos sentimos personagem dos livros de História, testemunha ocular do Iluminismo, a apenas alguns passinhos de Voltaire no Pantheón.

Voilá a terra dos bonvivants, dos queijos, vinhos e baguetes, do crepe, da moda, do parfum, das relíquias, das estátuas esculturais, dos singelos passeios de bicicleta e de entonadas declarações de amor. Trop charmant.

Mesmo o tempo que nada perdoa, só agrega a Paris.

2 comentários:

Anônimo disse...

Paris é realmente magnífica, é passear por suas ruas e parques, pelo Sena, se perder em meio a livros centenários, apreciar a paisagem sem pensamento algum, simplesmente deixar o tempo passar... Cidade única da qual tenho adoráveis recordações... (Alessandra)

guilherme baroli disse...

Lembrei da sensação de ser testemunha da história tb qdo estive em Paris. Mas seu texto me trouxe a memória - ainda recente é verdade - o cheiro da biblioteca que frequentava em Dublin. Lugar antigo mas nunca velho. Com conhecimento que com o tempo só se valoriza. Assim como o vinho, e nesse caso, .. bom, aí a gente volta pra Paris. Hehe