terça-feira, 4 de maio de 2010

A Saga das Grávidas - parte 2 - 20 cm de paz


Por Priscilla Rios
Viver as coisas simples da vida, isso sim que é luxo.

Ficar de bobeira sentindo a plenitude da cabeça fresca, olhando os garnizés ciscando, o sabiá elaborando estratégias para quebrar a castanha, meu cachorro procurando o melhor lugar para enterrar seu tesouro, e de quebra ter a tranquilidade para ouvir o vento chegar de mansinho nas folhas da parreira de uva e embalar a rede.... Foi preciso chegar a exaustão para saborear tão intensamente essa paz.

Divagando um pouco (cá com os meus gerúndios foras da lei), pode ser que essa sensação de plenitude venha do momento “nave” em que estou vivendo, carregando 20 cm de vida dentro de mim. E quando sinto esses 20 cm mexendo chego a prender a respiração porque tudo para (pára – aos mais apegados) a minha volta. Ao mesmo tempo tudo ganha um “para que” = uma utilidade, uma razão.


Tenho seguido uma trilha de 9 meses rumo a felicidade, a emoção da chegada ainda é um mistério para mim. Como criança só sei o que me dizem que é. E poucas mães viajadas conseguem materializar em palavras a intensidade abstrata do sentimento pós parto. As descrições vagueiam em adjetivos batidos que não acham complementos à altura, as repetições tentam enfatizar o ineditismo do momento em que a nave se abre e ouve-se o primeiro choro. Tudo parece mesmo de outra dimensão. Por isso ando com os pés na lua, a cabeça nas nuvens e com um pequenino terráqueo a bordo.. lá dentro ele muda a marcha dos meus sonhos, planos e da minha definição de paz.

4 comentários:

Rê disse...

Barrigudinha,

Sou mamãe e posso dizer com toda a certeza do mundo: TER UM FILHO É TER O CORAÇÃO DO LADO DE FORA DO CORPO"

To amando ver vc gravidinha!!
Beijo duplo

Dani Morisson disse...

Amiga Priiiiiiiii!!!
Eu fico aqui tentando imaginar como está vc de barriguinha. Bem que podia me mandar uma foto, já que não chego a tempo da visão. Sua já consagrada habilidade com as palavras ganhou ainda mais inspiração nessa fase.
Bjim com saudades

Tati Tosta disse...

A Priscila, eu aqui com os olhos marejadas d'água de novo por causa de seu texto.

Lindo, intenso, bem escrito e completamente envolvente.

Sabe, o mais importante em tudo isso é que você não perca nenhum detalhe, nem com ele dentro, nem com ele fora. E quanto a Paz. Sabe o que é... É assim...

"Você está completa, jamais estará com ele de forma tão intensa, de modo tão integral. Assim, desse jeito de hoje, vocês são um. E isso, isso é inexplicável e intraduzível"

Grande Beijo.

cris disse...

Bonitinha,

Curta muito a sua barriguinha, converse muito com seu filhote.
É um momento mágico para vocês. E passa muito rápido...
E depois.... outros momentos maravilhosos virão.
Bj
Cris