segunda-feira, 19 de maio de 2014

Livros para se preparar para a maternidade

Todos sabem, ler é uma ótima maneira dos papais também se prepararem para a paternidade.

Também considero leitura obrigatória a obra das inglesas Tracy Hogg e Melinda Blau, "Os Segredos da Encantadora de bebês". Aliás, gosto tanto que estou sempre consultando e por isso vocês verão muitas dicas da autora deste livro sendo repassada neste blog contextualizadas, é claro, a partir da minha experiência pessoal. Abaixo, veja a capa da trilogia. O de capa cor de rosa é para bebês recém nascidos até três meses. Já o da esquerda dá uma pincelada sobre os três primeiros meses e segue até por volta dos três anos. O do meio é o último da trilogia e enfoca com mais profundidade a idade de 1 a 3 anos, com o bônus de algumas dicas extras.

 Outro livro de cabeceira é o do De Lamare. É antigo, porém não menos útil em suas considerações.

E o que estou lendo agora também é ótimo, é o livro da americana Pamela Drukerman em sua jornada como recém chegada a França e como mãe de primeira viagem. A sensibilidade e pesquisa dela combinam muito bem com as teorias apresentadas no primeiro livro que mencionei, "Os Segredos da Encantadora de Bebês". Bem, ela revela os segredos parisienses na criação dos filhos. Parece que por lá as crianças são rotineiramente bem comportadinhas, mas não entenda isso como robóticas não. Elas simplesmente não fazem um drama ou uma novela a cada não que recebem, nem comem jogando metade da comida no chão do restaurante, nem se jogam no chão do supermercado. Vale a pena ler.

Bem, com pelo menos estas obras em casa você pode ter certeza de que SIM VOCÊ VAI DAR CONTA DO RECADO. Digo isso em caixa alta, ou melhor, em alto e bom som, porque esta é uma dúvida recorrente em grávidas de primeira viagem e, por vezes, até mesmo o excesso de leitura acaba contribuindo para o nó na cabeça e o aumento da insegurança.. você pensa: "nossa mas é tannnnnnta coisa que eu terei que fazer!!!! Será que eu vou dar conta de criar bem um ser humano". Então relaxe, porque é tudo a seu tempo. E se puder comece a leitura da Encantadora de Bebês enquanto ainda estiver grávida, porque teoricamente, terá mais tempo agora do que depois que o bebê nascer. Então, após o nascimento você pode ir consultando direto os capítulos, conforme suas dúvidas.
Como minha mãe não mora na mesma cidade, aquelas dúvidas bobinhas que a mãe da gente poderia responder sem titubear o livro responde bem, e responde até de madrugada, naquele momento em que parece que só você está acordada e é geralmente nessa hora imprópria que você mais precisa de um conselho.

Mamães afoitas e tranquilas, preparem-se e disfrutem.

Nenhum comentário: