quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Saga das Grávidas – parte 5 – No cumprimento do dever


Por Priscilla Rios

Já são 8 meses de mimos e carinhos na barriga. A barriga aliás há tempos virou propriedade pública, quem chega bota a mão, mas eu não tenho nada do que reclamar, a gravidez acaba mesmo sendo o assunto da manhã, tarde e noite entre conhecidos e, especialmente, entre desconhecidos. Quem vê na rua sempre puxa assunto com interrogações da casa: o neném é pra quando?? É menino ou menina?? Já escolheu o nome??

Na sequência vem os conselhos abotoados de exclamações.. “Sabe que o significado do nome é importante né, reflete na personalidade!!”, “toma bastante água que facilita o parto!!”, “dorme do lado esquerdo que melhora a circulação do sangue para o neném!”, “já lavou as roupinhas da maternidade? Tem que deixar tudo pronto a partir do sétimo mês, vixe aí qualquer hora é hora!!”, “já passou as roupinhas, sabe que tem que passar por dentro né?.. É para matar os germes!!”, “Sabe que tem que usar sabão de coco né e se puder lavar na mão é melhor viu!!”...

A lista de coisas para fazer segue aumentando junto com a barriga. Barriga é também outro assunto que dá muito pano pra manga nas rodinhas sociais: “tem passado bastante óleo?”, “antes de entrar no chuveiro sabe que tem que passar óleo né?”, “e depois do banho também, óleo e creme que é para não dar estria”. A gente vai ficando untada de conselhos e depois quer passar tudo adiante quando encontra alguém no comecinho da gestação.. o círculo é mesmo vicioso. Parece que se a gente não aconselhar não cumpriu com o dever. E venhamos e convenhamos, seja o que for, nada como por a cabeça e a barriga no travesseiro com o sentimento de missão cumprida.

Nenhum comentário: