sábado, 6 de dezembro de 2008

Sonhar às vezes custa caro


Há quem diga que sonhar não custa nada. Eu já tenho outra teoria. Sonhar pode custar caro.

Em um antigo relacionamento um ex vivia tendo sonhos em que eu estava traindo ele. Resultado, nós terminamos – não, o motivo do término não foi traição – mas confesso que já estava interessada por outro. Isso mesmo, apenas interessada.

Hoje em dia estou casada. O amor da minha vida dorme e acorda do meu lado. E se engana quem acha que por que casou a vida vira uma fonte de certezas e segurança. Que nada! Agora sou eu quem tem sonhos estranhos. Ou melhor, pesadelos! (Será isso um sintoma do amor – risos – mais provável da insegurança.)

Numa análise mais profunda do subjetivo, não sei se o sonho da traição atraiu o término do relacionamento e aproximou uma nova pessoa à minha vida. Ou, se é mesmo verdade o que lí num livro um dia “os sonhos são a expressão do nosso sub-consciente. Tudo o que a gente atrai é inconsciente ou consciente.” Portanto não seria o sonho o final de tudo.

Hoje temo que a insegurança que sinto no dia-a-dia se transforme em sonho (ou pesadelo) e desabe com tudo. Tudo mesmo. Afinal estamos falando de um casamento. Aquilo que a gente “sonha” ser pra vida inteira. E olha que ironia: o que começou com um sonho pode terminar com um sonho. Às vezes também pode terminar com novos sonhos, novos projetos de vida. Meus e dele. Mas o ideal é que os casais consigam viver os sonhos juntos e não separados. Respeitando os limites e os desejos mais íntimos e surreais do outro. Isso na linguagem do “mundo dos sonhos” seria quase como voar sem precisar de asas e nem perder o chão.

Por isso, no auge do amor que sinto, escolho: se tiver que sonhar que seja de olhos bem abertos. Porque ultimamente sonhar de olhos fechados tem me jogado num abismo.

O consolo é: nada melhor depois de um pesadelo, abrir os olhos (ainda que isto seja às 6 da manhã de um final de semana, justamente o dia que você gostaria de dormir até mais tarde) e pensar: ufa! foi só um sonho!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pri,

assiste um pouco de tv com seu marido e para de sonhar um pouco...rsrs